quinta-feira, setembro 01, 2011

Pais e filhos


Os pais dão a vida aos filhos e seguindo o princípio de troca em equilíbrio, os filhos não têm com retribuir na mesma dimensão, pois não existe nada maior que a própria vida.
Na maioria das casos, os pais passam décadas dando e os filhos recebendo, isso gera um profundo desequilíbrio nessa relação de troca, fazendo com que os filhos se sintam sempre devedores de seus pais. Este é o motivo que faz os filhos se sentirem sempre devedores. Então como o filho pode retribuir aos pais algo tão grande que recebeu?
De uma forma geral, quando os filhos não encontram esse caminho para retribuir tudo o que receberam, buscam caminhos distorcidos para compensar  este desequilíbrio de troca. Porém a relação entre os pais e filhos é uma relação de troca entre desiguais e nessa relação a única forma de retribuir o que se recebeu é agradecendo a principalmente reconhecendo e demonstrando apreço, gratidão.

Diferente da relação de troca entre iguais, na qual quem recebe tem como devolver algo na mesma dimensão, (casais, amigos, etc), na relação com nossos pais isso não é possível, restando apenas reconhecer e agradecer tudo o que recebemos e reconhecer que tudo o que conquistamos na vida devemos a eles e graças a todos os esforços e investimentos que fizeram em nós.
Quando isso acontece, ocorre uma nivelação do desequilíbrio de troca gerando para os pais um sensação de satisfação, pois seu esforço dedicação foram reconhecidos. Ao mesmo tempo traz alivio para os filhos porque eles sentem que, de fato, começaram a retribuir aos pais. Isso traz para a relação mais leveza e desprendimento, assim como força e liberdade na relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário