quarta-feira, junho 27, 2012

Decodificação da Linguagem Corporal



Dialogando com o Corpo:
Dialogar com Corpo é algo fundamental para compreendermos o que ele está comunicando das emoções vivenciadas e suas repercussões. O corpo, como as palavras, tem vários sentidos. Trata-se, portanto, de uma comunicação repleta de sutilezas relacionadas a contextos sócio históricos e culturais precisos.
Do mesmo jeito que uma palavra para ser entendida precisa do contexto da frase, um sintoma para ser entendido precisa estar ligado co contexto que vivemos. Por isso, antes de decodificá-lo, precisamos contextualizá-lo, fazendo uma série de interrogações e jamais fazendo afirmações categóricas, mas sugerindo pistas de reflexão, levantando hipóteses, sempre numa postura mais interrogativa do que afirmativa.
Vejamos como isso funciona nesta abordagem de Decodificação das mensagens do corpo.

Esqueleto:- A coluna vertebral - as nádegas - as articulações:  Proteção, couraça, mobilidade, adaptabilidade, equilíbrio
O esqueleto é a estrutura que dá sustentação a nossa postura ereta. Sua solidez articulada permite a mobilidade do corpo. Ele protege nossos órgãos vitais, como coração, pulmão e o cérebro.
Esse conjunto de ossos rígidos que forma nossa arquitetura corporal são articulados e interligados por músculos, tendões, ligamentos que nos permitem realizar movimentos flexíveis. A musculatura, os rendões e os ligamentos garantem a harmonia dos movimentos livres do nosso corpo por meio das articulações.
O esqueleto é composto pelos diversos ossos e pela coluna vertebral que funciona como um eixo estrutural e articula os membros inferiores e superiores.

Os ossos são o que temos de mais resistentes e sólidos no corpo. No interior dos ossos, temos o tutano, onde são produzidas as células do sistema imunológico que nos protegem ao longo da vida e nos mantém em homeostase bioquímica. Os ossos também representam nossas solidez, os valores que nos estruturam e dão sentido à vida, representam as leis que regem os relacionamentos, geralmente aplicadas pelos adultos, autoridades e pais.

Conflitos de desvalorização, geralmente acompanhados de um sentimento depressivo, manifestam-se nas enfermidades ósseas. É muito comum ouvirmos: "Eu não valho nada", há um grande vazio dentro de mim, eu sou um zero à esquerda, etc. Essas expressões traduzem um grave conflito de auto desvalorização e se manifestam por meio de dores e outros mal-estares ósseos.
Sempre que sentirmos desconforto nos esqueleto, nas articulações, ou na coluna vertebral, seria bom perguntarmos:

1-Quais as situações que estou vivendo que estão me deixando inseguro?
2-Por que estou tão inseguro diante da vida?
3- Contra que estou me rebelando ou resistindo pela falta de confiança em mim mesmo (a)?
4- Que sentimento estou vivendo nesse momento que impede de agir com flexibilidade e leveza?
5- Estou com medo de perder minha segurança financeira ou afetiva emocional?
 
Problemas e seus respectivos sintomas: 

Dores: falam de desequilíbrios, de ordem emocional ou mental, e nos convidam a tomar consciência do que está precisando ser modificado em nossa relação com os outros ou conosco. É uma forma que temos de nos punir por algum sentimento de culpa, pelo que pensamos, falamos ou fazemos com os outros ou conosco.

Agora veja cada vértebra e seu significado:

Cervical -1: Ruminações mentais improdutivas - falta de alegria.
Cervical -2: Rejeição da própria sabedoria - autonegação
Cervical-3: Auto desprezo - indecisão - isolamento
Cervical -4: Raiva reprimida - culpa
Cervical -5: Dificuldade de expressão - medo do ridículo - medo da humilhação
Cervical - 6: Medo de falar - medo de não conseguir o que quer
Cervical - 7: Dúvida - insegurança

Estarei postando ao longo dos dias todos os sintomas relacionados a cada parte do corpo:
Se você quiser sobre uma parte especial de seu corpo me mande um e-mail com sua pergunta e eu com prazer lhe responderei.
atendimentoholistico@hotmail.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário